Home
  O Festival
  Oficinas
  Jurados
  Regulamento
  Premiação
  Inscreva seu Grupo
  Programação Completa
  Tire suas Dúvidas
  Meu Grupo está Confirmado
  Os Vencedores
  Fotos
  Vídeos
  Informativos
  Sobre Piratuba
  Pontos Turísticos
  Onde se Hospedar
  Como Chegar
  Localização
  Contato
 
Piratuba - Terra das Águas Termais

São apenas cinco mil habitantes nesta cidade pequena, segura e aconchegante. Piratuba, que fica no Meio Oeste, há aproximadamente 500 quilômetros de Florianópolis, (capital) é conhecida em todo Sul do país por ser o principal pólo turístico do Oeste de Santa Catarina. O município conta com um Parque de Águas Termais, amplo e moderno, que oferece lazer e descanso em qualquer estação do ano e para pessoas de qualquer idade.

A história de Piratuba iniciou em 1910, quando a Estrada de Ferro, São Paulo – Rio Grande do Sul foi construída. A empresa Brasil Railway, responsável pela obra, instalou um acampamento para seus operários nas margens do Rio do Peixe. O núcleo se chamava, Vila do Rio do Peixe. Em 18 de fevereiro de 1949, surgiu o município, que naquela data foi emancipado.

O turismo, que hoje é a base econômica do município, iniciou sua história em Piratuba em 1964. A PETROBRAS, que estava em busca de petróleo, perfurou um poço com 2.271,30 metros de profundidade.  Ao invés do “ouro preto”, a empresa acabou descobrindo um lençol de águas sulfurosas de 38,6°, a 674 metros. Em 1975 a Companhia Hidromineral foi constituída.  Com a instalação do Parque Termal, Piratuba entrou na rota dos principais destinos turísticos do Sul do Brasil. Hoje, o município é consolidado no turismo e recebe mais de 450 mil turistas por ano.

A Companhia Hidromineral, carro chefe do turismo de Piratuba, dispõe de uma estrutura que atende crianças, jovens, adultos e idosos. Com piscinas abertas, cobertas e chuveiros ao ar livre, o Parque Termal se habilita a receber turistas em qualquer época do ano. As áreas de camping também estão disponíveis para os visitantes. Além do lazer nas águas termais, os turistas podem curtir a natureza exuberante da cidade. A água termal de Piratuba proporciona lazer, diversão e saúde, pois possui propriedades terapêuticas e por isso é recomendada para tratamento de reumatismos, hipertensão arterial, eczemas, stress, úlceras e cálculos renais.

O município também se preparou, ao longo dos anos, para receber os turistas. Hoje mais de 2.500 leitos estão disponíveis, distribuídos em uma rede com mais de 10 hotéis, pousadas, casas de veraneio e apartamentos. Um Centro de Eventos, com estrutura completa também é opção de turismo de negócios e eventos na cidade. Shows nacionais, congressos, cursos ou qualquer atividade que necessite de espaço, salas de apoio, palco, camarins e camarotes, podem ser realizados na terra das águas termais. O comércio também está preparado para a demanda, atendendo o ano todo e oferecendo produtos variados para todos os gostos.

 
Outros Atrativos Turísticos

Passeio de Trem - Com uma locomotiva construída em 1906, é possível reviver a história de Piratuba sobre os trilhos. O passeio de Maria Fumaça é realizado semanalmente até a cidade gaúcha de Marcelino Ramos e os turistas têm o privilégio de desfrutar de uma viagem tranquila, apreciando a natureza às margens do Rio do Peixe.

Usina Hidrelétrica Machadinho - Outro atrativo de Piratuba é a Usina Hidrelétrica de Machadinho. É a maior Usina de Santa Catarina com uma capacidade instalada para a produção 1.140MW. Um programa de visitas do Consórcio Machadinho disponibiliza passeios diários até o empreendimento. O turista é transportado até a Usina e conhece os túneis de condução, comportas, linhas de transmissão de energia, túneis de desvio e transformadores. Tudo com acompanhamento de guias treinados.

Rota do Engenho - Uma rota criada especialmente para quem gosta da tranquilidade e da natureza. A Rota do Engenho permite um passeio até Um parque ecológico, o Parque Três Pinheiros, onde são expostos animais exóticos e os produtos artesanais. No caminho o turista ainda conhece o Hotel Fazenda do Engenho, que disponibiliza trilhas ecológicas, passeios a cavalo e quadras esportivas. O “Cemitério Redondo” também faz parte da rota e é visitado pelos turistas. O local era uma passagem utilizada, no início do século pelos tropeiros do Rio Grande do Sul. O Cemitério Redondo era um local de parada, para descanso, porém, palco de assaltos e desentendimentos. Com a impossibilidade de seguir viagem transportando mortos, os corpos eram ali mesmo enterrados. Conta a história, que o nome de Cemitério Redondo, se deu pelo fato de que os tropeiros, ao caírem dos cavalos após levarem tiros, caíam “redondo”, com a cabeça próxima aos joelhos. Uma cruz de cedro foi cravada e segundo relatos de antigos, ela brotou e é a árvore, que se encontra imponente hoje no cemitério.

Casa Colonial - A Casa Colonial de Piratuba é o local onde o turista encontra todos os produtos que saem direto da propriedade rural. Atendendo todos os quesitos exigidos pela Vigilância Sanitária, após a inspeção municipal. Bolachas, bolos, frutas, legumes, bebidas e uma variada linha de artesanato também são encontradas.

Casa da Memória - Localizada no “Centro Histórico” de Piratuba, a Casa da Memória guarda a história do município. Aberta para visitas, o local mostra o passado através dos objetos antigos, móveis, além do próprio imóvel que um dos primeiros de Piratuba. Todos os cômodos mobiliados com peças da casa e outras doadas pela comunidade.

Casa da Cultura - Outro atrativo de Piratuba é a Casa da Cultura, que recebe visitas de turistas por funcionar em um prédio que é a réplica do Clube União. Tal clube foi o local dos principais eventos sociais, culturais e políticos de Piratuba, foi palco inclusive da cerimônia de emancipação do município no dia 18/02/1949. Uma viagem ao passado pode ser realizada através de um acervo fotográfico disponibilizado no local.

 

Rua Florianópolis, n° 246, CIT
Bairro Balneário, Piratuba / SC
CEP: 89667-000
Produção Cultural APOIO PATROCÍNIO REALIZAÇÃO
© - Ideia Good - Soluções para Internet